-
Arquitetos: Plan B Arquitectos
- Área: 300 m²
-
Fabricantes: Cielos y Muros, Indural, Perceptual
Descrição enviada pela equipe de projeto. 1. Casa Rural
Esta casa localiza-se em um solo rural quase plano a uma altura acima do nível do mar de 2100 m, o que no trópico corresponde a um ecossistema úmido montanhoso, frio e chuvoso, com fortes ventos, mas sem estações. O que antes haviam sido áreas de pastos e cultivo agora são transformadas em zonas residenciais e neste contexto optamos por aproximar esta arquitetura a dos celeiros e casas de fazenda com telhados amplos e formas compactas facilmente identificáveis.
2. Pórticos paralelos
Uma estrutura de colunas, vigas horizontais e inclinadas de concreto armado, como planos paralelos, geram, de maneira organizada e simples, a estrutura da casa e sua cobertura. A estrutura é deixada à mostra no pavimento térreo, mas é revestida para formar o telhado: acima com uma telha asfáltica (alto ganho de calor), e abaixo com tábuas de aglomerado com um acabamento em tinta tom amarelo claro.
3. Vida em dois níveis
Dentro de um contorno retangular e compacto, a vida social da casa se dá no pavimento térreo e a vida privada no pavimento superior, mas ambas se conectam por um espaço vertical e contínuo, configurado pela cobertura. Situar-se no térreo é desfrutar da paisagem ao redor, dos cachorros, da chaminé e da pérgola de concreto que se expande para o jardim. Estar no pavimento superior é habitar as inclinações da cobertura, suas claraboias, janelas profundas e sua temperatura morna.
4. Bioclimática
O sol da manhã e o sol da tarde batem nas longas fachadas da casa, o que permite aquecer uma maior superfície durante todo o dia, e sua forma compacta, simétrica e regular, sem pátios e com pontos concentrados de intercâmbio (claraboias, janelas, portas), controla as correntes de vento frio, e permite ganhar temperatura e iluminação natural nas habitações ou na sala.